sábado, 4 de maio de 2013

Verificando Afinidades Entre as Pessoas Através da Numerologia

Hoje, conforme eu prometi na semana passada, eu vou colocar aqui uma atividade prática que diz respeito à numerologia, algo que qualquer pessoa pode fazer apenas utilizando um método simples. Eu acredito que uma das atividades mais fáceis nesse sentido seja determinar a "afinidade" entre duas pessoas utilizando suas datas de nascimento. É claro que eu vou colocar também uma base teórica para que você possa entender o fundamento deste tipo de verificação.

Tanto na numerologia quanto no astrologia trabalha-se com ciclos onde os símbolos (que no caso da numerologia são os números) podem ser dispostos dentro de um círculo (que é um bom símbolo para ilustrar algo cíclico). Na astrologia existem relações geométricas entre os doze signos (que são os símbolos do Zodíaco, o círculo na astrologia). Algumas destas relações são ressonantes (expressando afinidades e sinergias), e algumas destas relações são dissonantes (expressando isolamentos ou atritos). Na numerologia as relações geométricas da astrologia têm o mesmo significado, e é isso que vamos explorar agora. Observe a figura abaixo:




Por Iolanda Hollanda (numeróloga)
É possível que você não consiga visualizar a imagem se a estiver lendo por e-mail individual ou enviado por uma lista de e-mails. Neste caso você pode seguir o link (no final do e-mail) para o post no blog O Mestre Que Nada Sabe,  e assim poder visualizá-la corretamente.


Uma das relações geométricas mais ressonantes (que expressam afinidade) são os trígonos, os quais em sua totalidade formam triângulos equiláteros (com três lados iguais), tal como os dois exibidos na figura acima.(um apontado para cima e outro apontado para baixo). Observe que os números 1, 4 e 7 formam um triângulo equilátero, mas os números 2, 5 e 8 também formam outro triângulo do mesmo tipo (trace o desenho mentalmente por não estar explícito na imagem), e também os números 3, 6 e 9 formam outro (também trace o desenho mentalmente).

Isto quer dizer que 1, 4 e 7 são ressonantes entre si e, da mesma forma, 2, 5 e 8 são ressonantes entre si e, igualmente da mesma forma, 3, 6 e 9 são ressonantes entre si. Temos então três grupos de ressonância: [1, 4 e 7], [2, 5 e 8] e [3, 6 e 9].

**************************** Observação ****************************
No entanto, há algo que preciso explicar. No post Algumas Bases Numerológicas, eu havia colocado que usaríamos 18 símbolos (ou 18 números) ao invés de 9 porém, para efeito de verificarmos a ressonância entre os números, o sistema de 9 símbolos já é suficiente (os algarismos de 1 a 9), e nos permite calcular de uma forma mais simplificada. Ainda assim, se fôssemos utilizar 18 números, os grupos de ressonância seriam [1, 4, 7, 10, 13 e 16], [2, 5, 8, 11, 14 e 17] e [3, 6, 9, 12, 15 e 18]. Para quem se interessa por astrologia (e deseja verificar o paralelo com a numerologia), cada um destes grupos, quando visualizado dentro de um círculo, formaria não apenas trígonos, mas sextis, trígonos e complementações (todos são aspectos ressonantes). Mas tudo isso são detalhes que não precisam ser utilizados neste momento.
***********************************************************************

Enfim, temos três grupos de números ressonantes: [1. 4 e 7], [2, 5 e 8] e [3, 6 e 9]. Como descobrir que número de 1 a 9 está relacionado à sua data de nascimento? Como utilizamos apenas nove símbolos, este cálculo é extremamente simples. Tome, por exemplo, a minha data de nascimento: 01/06/1970. Siga os passos:

1. Some os dígitos: 0 + 1 + 0 + 6 + 1 + 9 + 7 + 0 = 24 (no exemplo de minha data de nascimento).
2. 24 é maior que 9, mas estamos usando apenas nove símbolos. Então precisamos reduzir de novo a partir de 24: 2 + 4 = 6 (se fosse maior que 9 de novo, reduziríamos novamente).
3. Obtivemos o número 6.

Para verificar a ressonância numerológica entre duas datas de nascimento, é preciso realizar este cálculo para cada uma das duas datas isoladamente. Se ambas estiverem dentro de um mesmo grupo ([1, 4, e 7], [2, 5 e 8], ou [3, 6 e 9]), isso significa ressonância. Se não estiverem dentro de um mesmo grupo, isso implica em dissonância.

Na prática, quando há ressonância, as pessoas tendem a se aproximar e realizar coisas juntas. Já quando há dissonância, as pessoas tendem a agir com um certo isolamento entre si. É claro que isso não significa que as pessoas não se admiram simplesmente porque há uma dissonância numerológica. A única implicação real destes aspectos numerológicos diz respeito somente a sinergias que surgem aproximando as pessoas (no caso de ressonância) ou isolando-as (no caso de dissonância) nas rotinas do dia-a-dia.

Este tipo de análise é uma ferramenta bem interessante dentro de um contexto familiar (como um indicador de quais membros tem mais afinidade entre si), ou então quando aplicado em ambientes de trabalho (onde frequentemente surgem grupos bem nítidos) e em outras situações. Por isso, como uma avaliação empírica da numerologia (e também para o auto-conhecimento, é claro), a realização deste teste pode ser bem interessante.

Enfim, o que significam estes grupos? Tomando novamente emprestado a terminologia da astrologia, já de acordo com o que foi exposto no post Algumas Bases Numerológicas, o grupo [1. 4 e 7] tem uma natureza cardinal (que busca criar algo novo, movido por um objetivo ou por um ideal). Já o grupo [2, 5 e 8] tem uma natureza fixa (que fortalece, amadurece e dá sustentação a algo que já se criou). E o grupo [3, 6 e 9] tem uma natureza mutável (que busca desestagnar situações para que possa haver abertura de novas possibilidades). Estas características podem gerar certa ambiguidade na interpretação de um mapa astrológico (sendo, por exemplo, de um signo mutável pela astrologia, mas numerologicamente de um grupo fixo..), porém esta é uma informação útil que ajuda a identificar esta ambiguidade na vida de uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário